top of page

ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA

As ações do Projeto Nova Terra Mais + precisam do apoio e da participação dos moradores do Residencial. Reconhecendo e valorizando os agentes locais, o projeto se propõe a promover diálogos comunitários e apoiar a criação de uma instância de gestão territorial e desenvolvimento local. A ideia é construir, junto com os moradores, espaços legítimos e transparentes de discussão e encaminhamentos para a consolidação da agenda local e do plano estratégico de ação do projeto.

 

Com o objetivo de promover um ambiente democrático, incentivar a participação do maior número de comunitários e reconhecer a relevância das entidades já existentes na localidade, o projeto propôs uma organização comunitária a partir de arranjos locais. Esses arranjos deveriam representar a pluralidade local de  grupos produtivos, igrejas, coletivos religiosos, cooperativas de transporte, entidades culturais, recreativas e esportivas, comércios locais e entidades comunitárias e, principalmente, os moradores comuns do Residencial. Nesse sentido, estimulou-se a criação de arranjos de rua, grupamentos de vizinhos.

 

Com a consolidação dessa estrutura de arranjos locais é possível estabelecer mecanismos de cooperação e entendimento do território.

bottom of page